27 de set de 2013

Inauguração do Caminho das Águas.

Em 2011, a escola desenvolveu um projeto de educação ambiental denominado "Gestão de Recursos Hídricos e de Energia, "Vislumbrando um novo amanhã" e com os recursos que teve disponível, iniciou o sistema de captação, que contava com um reservatório e com uma adaptação na calha, que colhia a água da chuva e depositava-a no reservatório, sem tratamento. A cloração tinha que ser feita manualmente, não possibilitava uma cloração uniforme, além de não oferecer segurança.
Em 2013, por intermédio da Sra. Marcela Dias, conhecemos melhor o Condomínio Perini Business Park e firmamos nosso interesse na parceria com esta empresa tao preocupada com a comunidade. O Condominio Perini Business Park teria interesse nessa parceria, o que nos deixou exultantes, pois somente uma empresa tão conceituada e acolhedora como o condomínio faria esta ação.
Começaram as obras: O sistema de captação da água da chuva seria totalmente automatizado e funcional. Ficamos todos empolgados! Custeando todos os custos, o Condomímio Perini Business Park pagou a FILTROVILLE para realizar todas as adaptações necessárias ao pleno funcionamento, além da pintura realizada por outra frente de trabalho do próprio condomínio. Duas bombas, duas bombonas, muitos canos e complexo sistema elétrico, deram vida a este sistema. Contando com um sistema totalmente automatizado, a água entra no sistema, é bombeada e clorada uniformemente, sendo armazenada no reservatório. Com duas torneiras pressurizadas, a água é expelida pelas mesmas com força e quantidade para uso na escola, acionando automaticamente a bomba pressurizadora ao abrir a torneira e desativando-o, da mesma forma, ao fechá-la.
Com estas adequações, a água está sendo tratada e armazenada adequadamente, de acordo com as resoluções do CONAMA, no que se refere a balneabilidade da água. Com a pressurização, a água está e será usada em toda a limpeza da escola, além de regar plantas e demais usos, exceto consumo humano, que contribuirá significativamente para a redução do gasto da água fornecida pela rede, em aproximadamente 20%.
O jardim feito pela equipe da escola, "Caminho das Águas", simboliza o reconhecimento da importância deste recurso para nossas vidas, de caráter imprescindível. Também nos remete a importância das áreas verdes, da fauna e da flora nativas, para uma vida mais saudável e sustentável. O mural, obra da professora Daniela Kruger Holz, docente de Artes nesta Unidade Escolar, abrilhanta este caminho.


Nenhum comentário: