24 de set de 2009

Semana do trânsito

Na Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, os alunos realizaram atividades referente à data através de maquetes, desenhos e cartazes.



Histórico da Semana do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito acontece anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro, desde que foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. A comemoração é obrigatória para todos os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, que devem criar eventos e promover campanhas educativas em todo o território nacional.

No entanto comemorar não é o termo mais adequado a qualquer evento que se refira ao trânsito. As estatísticas de mortos e feridos por acidentes permanecem assustando a cada ano, mas só atingem as pessoas quando uma fatalidade acontece nas suas famílias.

Na última década surgiram iniciativas interessantes que buscam a conscientização popular em relação ao trânsito. Uma principais é o Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), movimento que começou na Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo. A idéia central é refletir sobre os problemas causados pelo uso massivo de automóveis e incentivar formas alternativas de locomoção, como a bicicleta.

Embora louvável por sua criatividade, o evento ainda não tem grande adesão. No ano passado ficou registrado que a data não alterou a rotina do trânsito na cidade de São Paulo. Os motivos podem ser resumidos na fala de um administrador de empresas ao jornal O Estado de São Paulo: “Sabia da data, mas tinha de ir da zona norte ao centro e não confio no transporte público”. Ou seja, a boa vontade das pessoas esbarra na ineficiência do Estado.

Campanhas de trânsito não faltam nos meios de comunicação. As escolas também fazem bem a sua parte. Está na hora de passar da conscientização à ação.

- fonte: http://www.mundojovem.pucrs.br/index.php

3 comentários:

Lenira disse...

Eles trabalharam com muito empenho.Parabéns!!!
Beijos da professora Lenira.

Adolpho Bartsch disse...

Gostei muito dos trabalhos do 5º ano B. Eles capricharam e aprenderam muito sobre trânsito e principalmente como trabalhar em grupo. Parabéns! (Fábio Doin)

Marcos disse...

O bicho morto na beira da estrada, "o transito é perigoso".

^^